Os pequenos peregrinos que vão participar na tradicional Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima, que iniciou na noite de sexta-feira, 9 de junho, e que se prolonga este sábado, 10, vão deixar em “recipientes próprios, à chegada ao recinto de oração”, corações em cartolina, com desenhos e palavras de alegria e esperança para idosos. As mensagens serão depois distribuídas por “idosos que residam em lares em Fátima ou nas suas proximidades”, assegura o templo mariano da Cova da Iria.

A surpresa preparada pelas crianças insere-se na habitual campanha de maio, que precede esta peregrinação, e que leva até aos mais novos um conjunto de desafios e temas para reflexão. A peregrinação vai decorrer com o tema “Como Maria, partilhar a alegria”, em sintonia com o tema da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em agosto, em Lisboa. O programa da peregrinação, que será presidida por Rui Valério, bispo das Forças Armadas, prevê uma vigília de oração, a recitação do terço, uma encenação e a sua repetição, a Eucaristia e a celebração de despedida.

Conforme é habitual, “os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no recinto de oração, durante a Missa da peregrinação e, no final, receberão uma surpresa”. “Queremos que a Peregrinação das Crianças de 2023 seja encontro e festa de comunhão”, refere o Santuário de Fátima, destacando que esta é “uma das mais emblemáticas peregrinações à Cova da Iria”.

Texto e foto: Juliana Batista