Foto: Lusa/EPA

Matteo Zuppi, cardeal enviado do Papa Francisco à Ucrânia, inicia esta segunda-feira, 5 de junho,  uma missão de paz a Kiev. “Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo principal ouvir, de modo aprofundado, as autoridades ucranianas sobre os caminhos possíveis para se chegar a uma paz justa e apoiar gestos de humanidade, que contribuam para aliviar as tensões”, refere a Santa Sé, em comunicado.

A Santa Sé anunciou a nomeação de um cardeal como enviado do Papa à Ucrânia, em missão de paz, no passado dia 20 de maio. “Posso confirmar que o Papa Francisco confiou ao cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, a tarefa de conduzir uma missão, em acordo com a Secretaria de Estado do Vaticano, que contribua para aliviar as tensões no conflito da Ucrânia”, referiu Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, numa nota dirigida à comunicação social, adiantando que a iniciativa acontece “na esperança, nunca abandonada pelo Santo Padre, de que se possam iniciar caminhos de paz”.

O cardeal Matteo Zuppi é arcebispo de Bolonha desde 2015. O prelado encontra-se ligado à comunidade católica de Santo Egídio, que entre outras missões também se dedica à intervenção em processos de paz. O cardeal atuou já mediador em Moçambique, no processo que levou à assinatura do Acordo Geral de Paz, em Roma, em 1992.