Cerca de cinco mil crianças deslocaram-se a Fátima, no final da última semana, para participarem na 21.ª edição do Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do primeiro ciclo, que decorreu com o lema “Com EMRC dou + cor à vida”.

A iniciativa foi uma ocasião para desafiar os mais novos a “estarem atentos aos outros” e a serem “capazes de cuidar uns dos outros”, explicou Dimas Pedrinho, da equipa nacional de EMRC, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (EDUCRIS).

Entre os autocarros que chegaram a Fátima para o evento, sete deles levaram cerca de 450 crianças de uma escola do primeiro e segundo ciclo da Santa Casa da Misericórdia da Amadora – Escola Luís Madureira. Enquanto os mais novos participaram no programa da disciplina de EMRC, os mais crescidos puderam visitar e conhecer os Valinhos de Fátima, sempre acompanhados de professores e também de alguns familiares.

O ponto de encontro do grupo teve lugar nas instalações Missionários da Consolata, espaço que também acolheu diversas dinâmicas e momentos de encontro, partilha e convívio entre os alunos. A relação entre as duas instituições não é nova. Há 20 anos que os Missionários da Consolata estão presentes no Bairro do Zambujal, no concelho da Amadora. Com o grande propósito de partilhar e de ir ao encontro dos mais vulneráveis, os alunos deixaram aos Missionários da Consolata bens alimentares não perecíveis.

Segundo Simão Pedro, sacerdote Missionário da Consolata, serão os elementos do Pro-Voca, um grupo de jovens da congregação em Fátima, que terão a missão de construir cabazes com as doações, e distribuir entre cinco famílias vulneráveis de Fátima e Leiria. O Encontro Nacional de EMRC do primeiro ciclo decorreu na passada sexta-feira, 26 de maio.