Convento de São Domingos de Lisboa, da Ordem dos Pregadores | Foto: DR

Depois do êxito da primeira edição em 2019, a iniciativa “Open Conventos” está atualmente em curso, e estende-se até ao próximo sábado, dia 27 de maio, permitindo visitas livres e guiadas gratuitas a um total de 32 antigos conventos de Lisboa.

No âmbito desta iniciativa, a “maioria das atividades terá lugar entre 26 e 27 de maio, com variadíssimos conventos de portas abertas e também visitas guiadas e percursos pedestres”, conforme destacam os serviços de comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), organismo envolvido na iniciativa, adiantando que nesta quinta-feira, dia 25, terá lugar no Museu da Marioneta, antigo Convento das Bernardas, a conversa “Conventos e habitação”, a partir das 15h00.

Esta proposta é “dirigida a toda a população” e “dedica-se à divulgação do património e da história dos conventos de Lisboa e conta com a colaboração de voluntários para acolher os visitantes e prestar informações sobre a memória de cada lugar”. Além da SCML, a iniciativa conta com o envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa, Quo Vadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa e do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O certame teve início na última quarta-feira, dia 24. O programa pode ser consultado online.