Cerca de sete mil alunos são esperados no parque da cidade de Póvoa de Varzim, distrito do Porto, esta sexta-feira, 19 de maio, no contexto da segunda edição da iniciativa “EMRC Spring Fest”, a “grande festa” da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da arquidiocese de Braga.

O encontro vai decorrer com o tema “Aproxima-te”, e este ano deverá reunir “mais do dobro dos participantes”, comparativamente ao ano anterior. “Esta iniciativa tem como pano de fundo as duas encíclicas do Papa e procura-se envolver os alunos na prática da ecologia integral, através de um conjunto de workshops sobre a água, a reciclagem, a importância da redução do consumo, o cuidado pelo planeta e pelo outro”, disse Pedro Mendes, professor, citado pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (EDUCRIS).

A primeira edição da iniciativa “EMRC Spring Fest” aconteceu o ano passado, também na Póvoa de Varzim, e contou com a participação de 40 escolas e cerca de 3200 alunos. “Foi um risco calculado e devidamente equilibrado entre a arquidiocese de Braga, através do Departamento para a Presença da Igreja no Ensino (DPIE) e a Câmara Municipal da Povoa de Varzim que tudo fez para que a iniciativa fosse o sucesso que acabou por ser”, referiu Pedro Mendes.