José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, Pietro Parolin, cardeal e Secretário de Estado do Vaticano, e Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, intervieram na tarde de 12 de maio numa conferência de imprensa na Cova da Iria

A peregrinação internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima inicia esta sexta-feira, dia 12, sob a presidência de Pietro Parolin, cardeal e Secretário de Estado do Vaticano. Esta não é a primeira vez que o responsável se encontra em Fátima e, por isso, numa conferência de imprensa na tarde desta sexta-feira, fez questão de demonstrar como se sente em relação aos peregrinos e à mensagem deixada na Cova da Iria.

“Para mim, Fátima é uma grande experiência de vida espiritual. Essa experiência torna-se ainda mais significativa porque aqui podemos encontrar o povo de Deus, simples, que vem aos pés de Maria Santíssima e aqui contactamos com esta simplicidade da fé a que recorrem tantas pessoas neste santuário”, disse. A aproximação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se no próximo mês de agosto, em Lisboa, foi um pretexto para o cardeal destacar as capacidades dos mais novos. “Os jovens são transportadores de alegria e de paz, e, por isso, são também uma parte da solução para o mundo em que vivemos”, referiu.

Nos últimos dias, têm sido muitos os peregrinos a chegar a pé à Cova da Iria, algo que Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, fez questão de destacar em declarações à comunicação social. “Nesta peregrinação de maio vemos o regresso em força dos peregrinos a pé. Nos últimos dias, o Santuário de Fátima tem tido a alegria de acolher inúmeros e expressivos grupos que, quer pela sua dimensão, quer pela sua animação, se fazem sentir neste lugar. Temos inúmeros grupos estrangeiros de várias latitudes e isso é também motivo de alegria. Para esta peregrinação, tínhamos no final desta manhã, 12 de maio, 136 grupos inscritos, de 26 países, de quatro continentes. É um aspeto que nos anima.”

José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), afirma que “é um gosto ter presente” na Cova da Iria o Secretário de Estado do Vaticano, e sublinhou a importância da deslocação do cardeal. “É um dos mais diretos colaboradores do Papa Francisco e recorda-nos a presença dele aqui em Fátima, onde já esteve na celebração do centenário das aparições. Aqui esperamos vê-lo de novo por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, salientou. Na noite desta sexta-feira terá lugar a tradicional procissão das velas, com destaque para a presença dos símbolos da JMJ.

Texto: Juliana Batista