A peregrinação internacional de maio vai contar com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – o ícone de Maria e a cruz em madeira – o que será “motivo de grande festa com os jovens”, que se pode intensificar devido ao facto da peregrinação acontecer a uma sexta-feira e um sábado, prevê o Santuário de Fátima. “Será, certamente, um momento de grande alegria no santuário porque estamos no ano da JMJ e, por isso, a peregrinação estará muito centrada na juventude.”

Antes da recitação do terço na noite desta sexta-feira, 12 de maio, às 21h30, os símbolos “descerão até à Capelinha desde o topo norte do recinto e permanecerão no Santuário até ao final da Missa Internacional, no dia 13”. “Durante a noite e madrugada do dia 13 [os símbolos] estarão na vigília jovem na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e às 02h00 da manhã acompanharão a via-sacra jovem no caminho dos pastorinhos até ao Calvário Húngaro”, adianta o Santuário de Fátima.

As cerimónias da primeira grande peregrinação do ano a Fátima vão realizar-se sob a presidência de Pietro Parolin, cardeal e Secretário de Estado do Vaticano. O tema da peregrinação entra em consonância com o tema proposto pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ) – “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.