A Guarda Nacional Republicana (GNR) apontou esta semana para uma afluência de 250 a 300 mil fiéis nos dias 12 e 13 de maio, em Fátima, no contexto de mais uma grande peregrinação. De acordo com as autoridades, espera-se um número de peregrinos semelhante ao que se registava antes da pandemia da covid-19.

A GNR tem atualmente em marcha a operação “Peregrinação segura 2023”, uma vez “cerca de 97 por cento das estradas portuguesas” se encontrarem na área da sua “responsabilidade”, conforme indica a própria força de segurança. “No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, iremos intensificar, até ao dia 14 de maio, ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes.”

Neste contexto, a GNR aconselha os peregrinos a não usarem auscultadores, auriculares, nem o telemóvel, durante a peregrinação, de forma a poderem estar atentos ao ambiente que os circunda. A peregrinação internacional aniversária de maio inicia esta sexta-feira, dia 12, sob a presidência de Pietro Parolin, cardeal e Secretário de Estado do Vaticano. A jornada vai contar com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz em madeira e o ícone de Maria.