Secretário de Estado do Vaticano presidiu às celebrações em Fátima, em outubro de 2016 | Foto: Santuário de Fátima

As cerimónias da primeira grande peregrinação do ano a Fátima acontecem nesta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de maio, sob a presidência de Pietro Parolin, cardeal e Secretário de Estado do Vaticano, que já presidiu a uma grande celebração em Fátima, em outubro de 2016, a última peregrinação internacional aniversária antes da deslocação do Papa à Cova da Iria, em maio de 2017.

Pietro Parolin “preside agora em maio, como presidiu em outubro de 2016, antes da vinda do Papa por ocasião do centenário das aparições”, sendo que desta vez, “Francisco é esperado na Cova da Iria em agosto”, destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. A presidência de Pietro Parolin acontece também “numa altura em que o mundo católico espera pela publicação do decreto que confirme as virtudes heroicas da vidente Lúcia”, realça o templo mariano da Cova da Iria.

O tema da peregrinação, como todo o ano pastoral do Santuário de Fátima, está em sintonia com o tema proposto pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ) –“Maria levantou-se e partiu apressadamente”. A peregrinação recorda a primeira vez que os pastorinhos viram Nossa Senhora, em maio de 1917.