A cruz em madeira e o ícone de Maria estão a percorrer o país, como forma de mobilização da população para o encontro com o Papa | Foto: JMJ

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – uma cruz com 3,80 metros de altura e um ícone de Maria – vão passar pelas nove vigararias da diocese de Leiria-Fátima durante este mês de maio. Entre o programa previsto para a cidade de Leiria, destaque para a presença dos símbolos na iniciativa “Brisas do Lis night run”, nesta quarta-feira, 3 de maio.

No dia seguinte, 4, os símbolos vão estar presentes na inauguração de um mural alusivo à JMJ, e na prisão. Na próxima sexta-feira, 5, a cruz em madeira e o ícone de Maria rumarão até ao Hospital de Santo André. Já sábado, 6, os símbolos passarão pela Feira de Maio, Mercado Municipal, Torre de Menagem do Castelo de Leiria, e estarão ainda presentes num encontro diocesano com adolescentes.

A cruz e o ícone estão na origem de uma celebração mariana, que terá lugar no Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, a 7 de maio. Dias 12 e 13 de maio, os símbolos serão transportados até à Cova da Iria, de modo a estarem presentes nas cerimónias da Peregrinação Internacional Aniversária no Santuário de Fátima.