Ex-Comissão Independente era coordenada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht e integrava o psiquiatra Daniel Sampaio, assim como o antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio, a socióloga e investigadora Ana Nunes de Almeida, a assistente social e terapeuta familiar Filipa Tavares e a cineasta Catarina Vasconcelos | Foto: Manuel de Almeida/Lusa

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) reúne-se, em assembleia geral, esta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de abril, em Fátima. O encontro vai contar com a presença de Pedro Strecht, coordenador da ex-Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

No decorrer da assembleia, o responsável “entregará a lista com os nomes dos alegados abusadores identificados nos Institutos de Vida Consagrada”, conforme estava já “previsto desde o passado dia 3 de março”, recorda a CIRP, em comunicado.

A informação “será entregue, em envelope fechado”, a José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), organismo que “pediu o estudo histórico da realidade dos abusos de menores na Igreja Católica em Portugal”. Posteriormente, “cada um dos superiores maiores cujo instituto religioso foi identificado no estudo da ex-comissão independente receberá o respetivo envelope”, adianta a CIRP.