Foto: HELPO ONGD

Está atualmente em curso um processo de avaliação nutricional, que deverá abranger cerca de 290 crianças, que frequentam as quatro escolinhas e centros infantis do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, informa a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, promotora da iniciativa.

A avaliação nutricional será concretizada pela equipa de nutrição da organização portuguesa. “Esta avaliação acontece duas vezes por ano e, através da pesagem das crianças, avaliação do perímetro braquial, medição da estatura e avaliação do estado clínico, permite identificar situações de desnutrição, prestando o devido acompanhamento e/ou encaminhamento, e recuperação dentro da janela dos 1000 dias de vida”, explica a ONGD, em comunicado.

“Aproveitando a visita da equipa de nutrição, decorreram ainda quatro sessões de capacitação a 41 educadores/as e elementos da equipa técnica sobre os lanches saudáveis e a evitar para as crianças, procurando que estes sensibilizem os pais sobre o que recomendamos e desaconselhamos a vir nas lancheiras. Em síntese, incentivámos a dizer adeus aos embalados e processados e que venham em força os produtos locais e da época – mais saudáveis e económicos”, adianta a Helpo. A iniciativa acontece no contexto da componente de Educação Pré-escolar do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, sob financiamento do Instituto Camões.