Foto: LUSA

O Dia Internacional da Mulher é assinalado esta quarta-feira, 8 de março. A propósito da data, o Papa Francisco deixou uma mensagem, a partir do Vaticano. “Penso em todas as mulheres: agradeço pelo seu empenho na construção de uma sociedade mais humana, através da sua capacidade de apreender a realidade com um olhar criativo e um coração terno. Este é um privilégio das mulheres”, disse o Santo Padre.

As palavras do Sumo Pontífice foram proferidas no final da audiência pública semanal, sob o aplauso de milhares de pessoas. A partir da Praça de São Pedro, o Papa Francisco deixou uma “bênção especial” a todas as mulheres. No contexto da data, recorda-se que o mais recente documento de trabalho para o Sínodo 2021-2024, publicado no passado mês de outubro, desafiava a Igreja a “repensar a participação das mulheres” nas suas “práticas, estruturas e hábitos”.

No passado mês de fevereiro, a Assembleia Continental Europeia para o Sínodo 2021-2024 destacou a “convergência” no debate relativo à ordenação diaconal das mulheres, o primeiro grau do sacramento da Ordem, atualmente reservado apenas aos homens, na Igreja Católica. “A questão do acesso das mulheres ao ministério ordenado deve ser estudada em profundidade”, apontava a síntese, lida em inglês, no decorrer dos trabalhos conclusivos da assembleia eclesial, que decorreu em Praga, na República Checa. Os participantes pediram na ocasião “decisões corajosas” para dar lugar às mulheres em espaços de decisão, o que requer “mudanças profundas no exercício do poder e da autoridade”.