Foto: Lusa/EPA

Um naufrágio vitimou dezenas de migrantes, incluindo um recém-nascido no sul de Itália, no último domingo, 26 de fevereiro. Pelo menos 43 migrantes perderam a vida quando a embarcação em que se deslocavam submergiu ao largo da costa da Calábria, de acordo com um balanço da Guarda Costeira de Itália.

Registam-se oito dezenas de sobreviventes, entre os quais vários estão feridos. Os corpos dos migrantes foram descobertos na manhã de domingo, na praia da área de Steccato, localizada a 20 quilómetros de Crotone. Prevê-se que a quantidade de mortos possa vir a subir, uma vez que na embarcação, proveniente da Turquia, se deslocavam 180 migrantes, oriundos de países como o Irão, Afeganistão e Paquistão.

O Papa Francisco fez questão de manifestar toda a sua tristeza em relação ao sucedido. “Soube, com dor, do naufrágio que aconteceu na costa da Calábria, junto a Crotone”, disse o Santo Padre, a partir da janela do apartamento pontifício, depois da recitação da oração do ângelus. “Rezo por cada um deles, pelos desaparecidos e pelos outros migrantes sobreviventes. Agradeço a todos os que levaram socorro e aos que oferecem acolhimento. Que Nossa Senhora apoie estes nossos irmãos e irmãs”, proferiu o Sumo Pontífice, citado pela agência Ecclesia.