O ciclone Freddy deverá alcançar território moçambicano este fim de semana, de acordo com os serviços de meteorologia. Várias agências da Organização das Nações Unidas (ONU), governo moçambicano e parceiros estão em alerta máximo, face às potenciais consequências da tempestade no país, que decretou já alerta vermelho. Uma equipa multissetorial de emergência está presente no território, numa tentativa de atenuar eventuais danos e apoiar a população.

O ciclone Freddy aproxima-se numa altura de grande fragilidade. Ainda este mês, fortes chuvas atingiram a região sul de Moçambique provocando “inundações generalizadas e danos estruturais, principalmente na cidade de Maputo e província de Maputo”, recordam os serviços de comunicação da ONU. Com as chuvas, foram afetados “40 mil hectares de terras agrícolas”, “cerca de 43 mil pessoas”. Há “16.588 pessoas deslocadas” e “dez mortes confirmadas até 22 de fevereiro”.

No início deste ano, os profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) anunciaram que “dez ciclones poderão fustigar o país até abril deste ano corrente, sendo que cinco podem causar consequências arrasadoras”. Numa tentativa de apoiar o país, face aos mais recentes desastres, o Fundo de População das Nações Unidas forneceu “tendas para clínicas de saúde temporária”. Por sua vez, o Programa Alimentar Mundial “disponibilizou ao governo e aos parceiros humanitários, um apoio logístico, incluindo o destacamento do veículo anfíbio ‘Sherp’ e do helicóptero ‘Unhas’, o que permitiu avaliações rápidas de impacto das zonas mais afetadas”, refere a ONU.