Organismo português vai construir salas de aula, "graças ao apoio" da Embaixada do Japão em Moçambique | Foto: HELPO ONGD

A comunidade de Matibane, na província de Nampula, em Moçambique, prepara-se para assistir à construção de “cinco novas salas de aula”, revela a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida na iniciativa.

As novas salas de aula vão ser criadas “numa escola com 1.200 alunos, que funciona até ao 9.º ano”, adianta o organismo nacional. Estes novos espaços vão permitir que “centenas de alunos deixem de estudar em condições precárias: ao relento, debaixo de árvores, dependentes das tréguas das condições climatéricas, ou em escolas de material local, que não chegam para todos os alunos”, explica a organização.

A construção será orientada pela Helpo, “graças ao apoio da Embaixada do Japão em Moçambique”, conforme indica o organismo português, apontando já para outras ações a levar a cabo. “No futuro, pretendemos instalar painéis solares com o objetivo de eletrificar a escola e equipá-la com uma sala de computadores, que possibilitará, também, o ensino noturno para adultos”, refere a Helpo. O acordo entre as entidades envolvidas no projeto foi assinado esta semana.

A organização portuguesa explica que Nampula “é a província mais populosa de Moçambique, com quase seis milhões dos 32 milhões de habitantes do país (cerca de metade com menos de 20 anos) e onde a Helpo tem vindo a intervir de forma permanente, apostando na educação de dezenas de milhares de crianças”.