São 400 mil os jovens inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, de 1 a 6 de agosto. A pensar em todos os incritos, o Papa Francisco gravou uma mensagem em vídeo, com palavras dirigidas aos mais novos. “Estamos a aproximar-nos, ainda que faltem vários meses, da Jornada da Juventude, e já há 400 mil jovens inscritos. Chama-me a atenção e alegra-me que tantos jovens venham, porque precisam de participar”, refere Francisco.

O Papa admite que alguns se possam ter inscrito para “fazer turismo”, mas adianta que “o jovem que vem, no fundo, tem sede de participar, de partilhar, de contar a sua experiência e receber a experiência do outro”. “Têm sede de horizonte. Vocês, jovens – e já há 400 mil inscritos – têm sede de horizonte. Que neste encontro, nesta jornada, aprendam a olhar sempre para o horizonte, a ver sempre mais além”, diz o Santo Padre, deixando um novo apelo.

“Não ergas uma parede diante da tua vida, porque as paredes te encerram. O horizonte faz-te crescer: olha sempre para o horizonte, com os olhos, mas sobretudo com o coração.” O Papa pede aos jovens para que “abram o coração” a outras culturas e participantes, e considera que todos eles já se encontram em preparação para o evento. “Preparam-se para isto: para abrir horizontes, para abrir o coração. E obrigado por se terem inscrito já, tão antecipadamente. Esperemos que outros mais sigam o exemplo”, refere o Sumo Pontífice.