A escritora Maria João Venâncio e o ilustrador Luís Cardoso dão forma ao livro infantojuvenil “A aldeia que os monstros engoliram”. A obra “aborda o drama vivido pelas crianças deslocadas de Cabo Delgado”, em Moçambique, explica a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida no projeto.

“O livro conta a história de Suzi, uma menina de 10 anos que se viu obrigada a fugir de casa, em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, e caminhar centenas de quilómetros para escapar aos ‘monstros’ que atacaram a sua aldeia, na esperança de chegar a um lugar seguro”, adianta o organismo português.

O prefácio da obra é escrito pelo português António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que refere que a publicação “traz-nos um olhar desassombrado, terno e solidário sobre as muitas provações enfrentadas pelas crianças moçambicanas”. Devido ao financiamento da GALP e ao apoio do Instituto Camões, a venda do livro “reverte, na totalidade, para os projetos implementados pela Helpo”.