Bernard Obiero - Diretor da Fátima Missionária

“Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho, tal como os odres. Mas vinho novo, em odres novos” (Marcos 2: 22). Muitas vezes, temos medo de mudanças e preferimos deixar as coisas como estão, ficando nas nossas zonas de conforto. Esta expressão de Jesus apela à mudança e à adaptação que são necessárias para acolher o novo. Vivemos num mundo em constante mudança, e por isso, devemos mudar também a nossa maneira de pensar e agir.

“New year’s resolutions”, ou, resoluções de ano novo, em português, é uma tradição muito comum no mundo ocidental. Por exemplo, os romanos começavam cada ano a fazer promessas a Jano, deus do começo, na mitologia romana. Podemos dizer que sempre que uma pessoa resolve realizar boas práticas e cumprir novos objetivos pessoais se pode aplicar a expressão – “Vinho novo em odres novos”.

Em 2023, o objetivo da revista FÁTIMA MISSIONÁRIA continua a ser levar até si informação diversificada trabalhada com rigor, para proporcionar aos leitores “Outra visão do mundo”. A nossa revista inicia o seu 69.º ano com algumas mudanças, nomeadamente uma nova organização dos temas em destaque na capa, com um remodelamento do agrupamento das três secções principais – “Atualidade, Missão e Espiritualidade”, e com a introdução da rubrica “Cultura”, que visa recomendar escritores, plataformas digitais, filmes, exposições, eventos musicais, livros e outras novidades na área da arte e cultura, com breves textos de recensão ou reflexão.

Neste primeiro editorial do ano, é importante reafirmar a identidade da FÁTIMA MISSIONÁRIA, recordar a sua herança cultural e a sua missão de serviço à sociedade e à Igreja. Os valores cristãos estão a deixar de ser referências na nossa sociedade, e por isso, a nossa revista missionária continuará a ocupar um espaço de pensamento nos meios de comunicação social, assumindo-se como veículo para a partilha, reflexão e aprofundamento do pensamento cristão e humano.

O modelo de “igreja em saída”, em “direção às periferias”, é a marca predominante do pontificado do Papa Francisco, que afirma – “Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão”. Desejo a todos um próspero 2023.