O Papa fez um apelo aos fiéis. “Gostaria de pedir-vos a todos uma oração especial, pelo Papa emérito Bento [XVI], que no silêncio está a sustentar a Igreja. Recordai-o, está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente, neste testemunho de amor à Igreja, até ao fim”, disse Francisco, na audiência pública semanal, que decorreu no Auditório Paulo VI, esta quarta-feira, 28 de dezembro. Após estas palavras, seguiu-se uma salva de palmas.

Em comunicado, Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, refere que “nas últimas horas se verificou um agravamento” das condições de saúde do Papa emérito, “devido ao avançar da idade”. “A situação, de momento, continua sob controlo e é seguida constantemente pelos médicos”, indica a nota, deixando um apelo – “Unamo-nos na oração pelo Papa emérito”. De acordo com o Vaticano, Francisco visitou Bento XVI, no mosteiro Mater Ecclesiae, depois da audiência geral desta manhã.

Bento XVI tem atualmente 95 anos de idade e vive no Mater Ecclesiae, um mosteiro localizado nos jardins do Vaticano. Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, na Alemanha, a 16 de abril de 1927. A 19 de abril de 2005 foi nomeado como o 265.º Papa, sucedendo a João Paulo II. A 11 de fevereiro de 2013 comunicou a sua renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês. Esta foi uma situação nova em quase 600 anos de história na Igreja Católica.