Viana do Castelo acolhe símbolos da JMJ vindos da diocese das Forças Armadas e de Segurança | Foto: JMJ Lisboa 2023

A cruz em madeira e o ícone mariano, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegam à diocese de Viana do Castelo esta quinta-feira, 29 de dezembro, depois de antes terem passado pela diocese das Forças Armadas e de Segurança.

A receção dos símbolos “vai ser feita por mar”, conforme explicou Domingos Meira, sacerdote responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Viana do Castelo, em declarações à agência Ecclesia. Os símbolos da JMJ vão estar presentes em diversas instituições, incluindo “bombeiros, lares e hospital”, e estão na origem de um conjunto de iniciativas como uma vigília de oração e momentos musicais.

A cruz e o ícone “vão passar o ano no Carmelo de Santa Teresinha, em Viana do Castelo, mas numa cerimónia aberta ao exterior porque o Carmelo vai abrir a capela a quem queira estar presente”, adiantou Domingos Meira. Os símbolos vão estar na diocese de Viana do Castelo até 29 de janeiro de 2023. Prevê-se que “através do Rio Neiva, dia 30 de janeiro”, os símbolos da JMJ passem para a arquidiocese de Braga, que os acolherá de seguida.