Pelo segundo ano consecutivo, os Missionários da Consolata em Fátima lançaram a campanha “Natal solidário”. A iniciativa tem como mote “Faça uma família feliz”, e apela à doação de alimentos e produtos de higiene para três famílias carenciadas da região de Fátima e Leiria. As doações podem ser deixadas no Seminário dos Missionários da Consolata em Fátima.

Simão Pedro, sacerdote missionário da Consolata, afirma que “estão a chegar muitos donativos”, provenientes de “amigos e benfeitores da Consolata, residentes em Fátima e Leiria”. “Há famílias a doar muitos bens. Este ano estamos a conseguir o dobro dos alimentos do ano anterior. Esperava-se que com as dificuldades económicas que estamos a atravessar a adesão fosse menor em relação ao ano passado, mas está a acontecer o contrário. Vê-se que as pessoas estão a ser solidárias e sensíveis para com os mais pobres.”

Solidariedade em família

O sacerdote destaque o facto de os donativos estarem a ser levados por todo o agregado familiar. “É engraçado ver como as pessoas estão a trazer os alimentos e produtos de higiene. Vem a família toda. Os pais trazem os seus filhos. É este o modo como estes pais estão a educar as suas crianças. Estão a educá-las para a solidariedade. É uma coisa bonita. Há valor naquele que doa, que oferece”, destacou.

De acordo com o missionário, “mais de uma dezena de famílias já contribuiu” para a campanha, sendo que pessoas distantes de Fátima fizeram “doações em dinheiro”. Com a quantia que chegou até ao momento, foram já comprados bens essenciais para rechear os cabazes. “Algumas pessoas de longe preferiram enviar dinheiro e efetuaram-se compras no supermercado nesses valores”, garantiu Simão Pedro, adiantando que a campanha é uma ocasião para “incutir ou ajudar as pessoas a crescer neste espírito de solidariedade e de caridade para com os mais pobres”.

Apoiar jovens famílias

As pessoas a ajudar são “famílias jovens, que têm dificuldades e que têm pouca alimentação para as suas crianças”. “Há um total de seis crianças”, disse o religioso, que conheceu os agregados familiares através de atividades que a congregação religiosa tem dinamizado.

Simão Pedro destaca a importância desta ação para o instituto. “Os Missionários da Consolata são, especialmente, para os mais pobres. O Evangelho colocado em prática traduz-se em caridade, amor e solidariedade. A campanha tem tudo a ver com o nosso carisma e identidade, que passa por ter um braço estendido para os pobres”, sublinhou. As doações para esta campanha podem ser entregues até às 19h00 desta quinta-feira, 22 de dezembro, no Seminário dos Missionários da Consolata em Fátima.