Foto: Presépio ao vivo de Priscos

O presépio ao vivo de Priscos, considerado o “maior da Europa”, está de regresso a Braga. Ainda neste mês de dezembro, pode ser admirado no dia de Natal, 25, entre as 16h00 e as 18h30. Na 16ª edição do evento, a paróquia de São Tiago de Priscos, juntamente com todas as pessoas envolvidas no projeto, pretende motivar uma reflexão sobre a violência no namoro.

“São José protegeu Nossa Senhora. Em vez de a agredir, em vez de a expor perante a comunidade, porque a amava, cuidou dela e protegeu-a e não a agrediu, não a violentou”. Daí este enquadramento “da violência no amor com o mistério do Natal”, explicou João Torres, pároco de Priscos, em declarações à comunicação social. A inauguração do “Presépio ao vivo de Priscos” contou, aliás, com a presença de Marta Nogueira, uma jovem baleada pelo ex-namorado, com duas balas alojadas na cabeça.

O presépio de Priscos ocupa um espaço com 30.000 metros quadrados, e envolve mais de 90 cenários e 600 figurantes. As suas construções são feitas pelos pela população local, de forma voluntária. A elaboração dos cenários e a manutenção do presépio contam também com o apoio dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga. Em janeiro, será possível visitar o presépio nos dias 1, 7, 8, 14 e 15.