Os retiros que se aproximam são programados por Simão Pedro, sacerdote missionário da Consolata, que destaca a importância dos encontros. “Um retiro é uma oportunidade preciosa, porque a pessoa pode parar um pouco a correria do dia a dia, e refletir sobre a sua vida, encontrar-se a si mesma, e ter um encontro com Deus, que é aquele que dá sentido à vida. O retiro é uma oportunidade para recomeçar e, por isso, é importante”, explicou o religioso, destacando os efeitos que estes momentos geram nos participantes.

“As pessoas saem de coração cheio porque conseguem encontrar-se a si mesmas e estarem prontas para recomeçarem uma nova vida. Todos aqueles que participam saem maravilhados, contentes. Não é tempo perdido, pelo contrário. Toda a gente acha que faz muito bem ao coração e à própria vida. É uma oportunidade para conhecer novas pessoas. É um ambiente propício à amizade e à partilha”, destacou.

O primeiro encontro previsto é o retiro de advento, e inicia esta sexta-feira, 9 de dezembro, e prolonga-se até domingo, dia 11. O encontro será orientado por Pietro Plona. O sacerdote explica que o retiro será um convite à espera. “Um retiro à escola de Maria para aprender a Quem esperar e como ‘esperar’. Saber esperar é uma virtude que parece em vias de extinção. Queremos tudo pronto, da forma que nós idealizamos e na hora que planeamos. Saber esperar é saber crescer. Nós tornamo-nos no que esperamos. O advento é um tempo de espera. Vamos ao encontro d’Aquele que vem ao nosso encontro. Com Maria esperamos Aquele que espera por nós para ser a nossa alegria, nossa paz e vida plena”.

O retiro da quaresma vai realizar-se de 10 a 12 de março, e de 5 a 7 de maio terá lugar um encontro centrado na figura de Maria. O programa chega ao fim com o retiro “Férias com Deus”, de 7 a 9 de julho. As pessoas interessadas em participar, devem manifestar essa intenção, através dos números 249 539 460 ou 913 822 301, ou ainda do email assinaturas@fatimamissionaria.pt.