Foto: LUSA

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de milhões de jovens, que acontece de forma regular, em diversos países de diferentes continentes, com um programa fixo e um protagonista extraordinário – o Papa. Assim tem acontecido de forma interrupta, desde 1986, na cidade de Roma, em Itália. A mais numerosa jornada de sempre aconteceu em Manila, nas Filipinas, em 1995, com mais de 4 milhões de peregrinos. Na mais recente, no Panamá, foi anunciada a nossa jornada – a JMJLisboa2023 – que irá acontecer de 1 a 6 de agosto do próximo ano.

O Papa Francisco tem insistido na necessidade de fazermos algo de novo, de não cairmos na tentação de olhar para trás, de sermos originais, poetas, capazes de sonhar e de construir uma jornada aberta a todos, agarrada ao tema que nos foi proposto – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – sustentada pelo pilar da sustentabilidade e da fraternidade, desafiando os jovens a serem missionários corajosos, capazes de levar o Evangelho a todos. Aqui chegamos ao coração da jornada, isto é, à possibilidade efetiva de fazer acontecer o encontro pessoal entre cada peregrino e Jesus Ressuscitado.

O maior desafio da comunicação da JMJLisboa2023 é o de conseguir comunicar com todos, nunca perdendo de vista a meta do encontro, e sabendo que tanto nos escapa, porque o encontro pessoal de cada um com Jesus Vivo é o maior mistério da história da humanidade. Também por esta razão, nenhuma jornada pode acontecer sem uma reflexão orante, em que tudo se coloca nas mãos de Deus e para tudo se pede a Sua ajuda e intervenção. Rezar pela JMJLisboa2023 é um passo decisivo na sua comunicação, é o primeiro encontro que nos une.

Texto: Isabel Figueiredo, Diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Texto conjunto MissaoPress