Foto: Ricardo Perna / JMJ Lisboa 2023

No âmbito da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal no próximo ano, foram plantadas 35 árvores, num total de mais de 300, que a Câmara Municipal de Loures irá plantar no contexto deste evento.

A iniciativa aconteceu na última quarta-feira, 30 de novembro, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, e contemplou a plantação de “duas espécies diferentes de árvores autóctones”, segundo os serviços de comunicação da JMJ Lisboa 2023, que adiantam que esta ação foi também uma ocasião para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, assinalado no passado dia 23. A plantação “contou com a presença de vários voluntários de longa duração que já estão em Lisboa ao serviço do COL, e que deram também o seu contributo para a plantação destas árvores”.

De acordo com Francisca Gusmão, membro da equipa da Global Tree Initiative (GTI), parceira da Fundação JMJ Lisboa 2023, a plantação foi ao encontro dos objetivos traçados para tornar a jornada mais sustentável uma vez que “uma das nossas ambições é tentar compensar parte da pegada de carbono do evento”. A responsável destacou ainda a capacidade de reunir “tantas pessoas numa atividade que é tão importante para a biodiversidade local, mas também para a sensibilização da comunidade em geral”.