O novo ano pastoral no Santuário de Fátima tem como lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, em consonância com o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai realizar-se em Lisboa, em agosto de 2023. A jornada de abertura do novo ano pastoral na Cova da Iria acontece este sábado, 26 de novembro, e inicia com a inauguração de uma exposição temporária, situada no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

A nova mostra tem como tema “Rosarium: alegria e luz, dor e glória”, e apresenta “o rosário como caminho para a paz”, conforme indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Caberá a Marco Daniel Duarte, Comissário e Diretor do Museu do Santuário de Fátima, orientar a primeira visita guiada a esta exposição, que poderá ser conhecida até outubro de 2024.

Exposição apresenta duas obras originais

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte explicou que a mostra tem também como propósito apresentar o rosário aos milhares de jovens que em 2023, por ocasião da JMJ, passarem pela Cova da Iria. “Os jovens vão ter a oportunidade de desenvolver uma reflexão sobre esta oração”, destacou.

A mostra conta com duas obras originais, concebidas propositadamente para esta ocasião – “Saltério”, de Ana Bonifácio, elaborada com terços oferecidos por peregrinos ao Santuário de Fátima, e “In Paradisum”, de Ana Lima-Netto, uma peça que incide sobre o conceito do “paraíso”, e que pertence à Irmandade dos Clérigos. A exposição conta também com terços que pertenceram aos três pastorinhos de Fátima, peças do Museu de Arte Sacra de Viseu, e ainda com a obra “Suspensão”, de Joana Vasconcelos, que já esteve instalada no topo do recinto de oração, entre 2017 e 2018.

Bispo auxiliar de Lisboa apresenta tema do ano

Após a inauguração da exposição, terá lugar, no Centro Pastoral de Paulo VI, a partir das 15h30, a apresentação do tema do ano pastoral. A sessão inicia com a intervenção de Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, seguindo-se a apresentação do tema do ano, por Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ. Pelas 16h30, o momento musical será proporcionado aos presentes pelos membros do Ensemble do Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima.

Apresentação de novo livro

Caberá a Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, fazer a apresentação da publicação “O jornal ‘Voz da Fátima’: 100 anos a olhar o mundo”. Este livro surgiu no contexto das celebrações do centenário deste jornal, que tiveram lugar entre outubro de 2021 e outubro de 2022. O encerramento da sessão estará a cargo de José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima. A sessão será transmitida em direto, a partir das 15h30, no site do Santuário de Fátima, assim como no seu canal no youtube e na página do facebook.