Foto: DR

A semana vermelha ou red week, em inglês, inicia esta quarta-feira, 16 de novembro, e prolonga-se até à quarta-feira seguinte, dia 23, iluminando de cor vermelha centenas de monumentos, catedrais, igrejas e capelas, com o propósito de alertar para o drama da perseguição a cristãos.

A iniciativa é promovida pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em todos os países onde a organização tem secretariados. Além de Portugal, os efeitos desta ação deverão sentir-se em países como a Áustria, França, Alemanha, Brasil, Austrália, Itália, Reino Unido e Canadá, entre muitos outros Estados.

Em 2021, estiveram iluminados em Portugal a Basílica dos Congregados, em Braga, e o Monumento ao Cristo Rei, em Almada. Além da iluminação a vermelho, decorreram também momentos de oração pelas vítimas da perseguição religiosa no mundo em várias paróquias e movimentos em Portugal.

Esta iniciativa é acompanhada pelo lançamento do relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido a nível internacional, de dois em dois anos, pela fundação AIS. O relatório incide sobre a “situação dos cristãos perseguidos no mundo, vítimas da intolerância religiosa e do ódio à fé”, e “permite compreender em pormenor como é que tem evoluído a violência contra a comunidade cristã”, explica o departamento de informação da fundação AIS.

1 comment

  1. No resto do ano, a iluminação desses monumentos será diferente, para lembrar as perseguições e massacres levados a cabo pelos cristãos.

Comments are closed.