Os Missionários (IMC) e as Missionárias da Consolata (MC) celebram na liturgia a memória dos seus fiéis defuntos, esta terça-feira, 15 de novembro. A data é assinalada anualmente, e é uma ocasião para recordar os sacerdotes, irmãos e irmãs que faleceram ao longo do último ano.

Este ano, são assim recordados os missionários e missionárias que faleceram entre novembro de 2021 e novembro 2022. O dia é também uma ocasião para lembrar os amigos, familiares e benfeitores dos Missionários e Missionárias da Consolata, dois institutos, fundados pelo beato José Allamano.

Nas suas orações e missas, todas as comunidades dos Missionários e as Missionárias da Consolata recordam hoje os 18 missionários e 21 missionárias que morreram no último ano. “Fazemos memória dos defuntos, lembrando a vida com esperança”, referem os Missionários da Consolata em Portugal.

Numa mensagem dedicada à data, Stefano Camerlengo, superior geral do IMC, mostra que a morte é também um assunto em que pensar. “Os acontecimentos do nosso tempo, a morte de tantos dos nossos missionários, familiares e amigos, recordam-nos o significado da nossa vida face à morte. Todos estamos conscientes de que ninguém é imortal. A morte toca-nos a todos, e acompanha-nos todos os dias. Também aprendemos isto com a pandemia. E, mais uma vez, precisamos de processar o seu significado, o que para nós é extremamente difícil”.