Foto: JMJ Lisboa 2023 | Arlindo Homem

O Dia de Todos os Santos é celebrado pelos cristãos esta terça-feira, 1 de novembro. Em Setúbal, a data vai ser assinalada com a Procissão de Todos os Santos, que vai contar com a presença dos dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz em madeira e o ícone de Nossa Senhora.

Às 15h30 terá início uma procissão fluvial pelo Rio Sado, com partida da Doca das Fontainhas até ao Hospital do Outão, para “bênção dos doentes, e regresso a Setúbal, levando a bordo das embarcações de pesca os símbolos da JMJ e as imagens de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, de Nossa Senhora da Arrábida e de Nossa Senhora dos Navegantes, as três santas padroeiras do mar e dos pescadores da nossa cidade”.

Pelas 17h15 está prevista a “procissão terrestre pela cidade, desde a Doca dos Pescadores até à Praça do Bocage, juntando os símbolos da JMJ com os santos padroeiros das igrejas paroquiais da cidade e ainda os ícones dos patronos da JMJ”. O dia termina com o Festival da Juventude, na Praça Bocage, pelas 19h00.

Os membros do comité organizador vicarial de Setúbal afirmam que “todos estão convocados a participar – crianças, jovens, adultos e idosos, crentes ou não crentes – toda a comunidade de Setúbal”. “Será um dia único, histórico e de enorme festa, que só teremos oportunidade de testemunhar e fazermos desta a maior, mais alegre e festiva procissão alguma vez feita na nossa cidade”, referem, em comunicado.