As inscrições para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, em 2023, já estão abertas, após a inscrição do Papa Francisco, no último domingo, 23 de outubro, a partir do Vaticano. As pessoas interessadas em participar, como peregrinos ou voluntários, podem, desde já, proceder à sua inscrição online, individualmente ou em grupo, mediante preenchimento de formulário disponível em português, inglês, italiano, francês e espanhol.

Os organizadores do evento em Portugal recomendam “fortemente grupos muito pequenos e peregrinos individuais a não se inscreverem por si mesmos, mas a juntarem-se a grupos maiores organizados pelas paróquias, dioceses ou outras comunidades”. No ato de inscrição é necessária informação mais detalhada sobre o responsável e vice-responsável dos grupos, sacerdotes, pessoas com deficiência e pessoas com necessidade de visto para estar em território português.

“É também pedida informação relativa ao número de menores e de pessoas com mais de 30 anos que fazem parte do grupo, bem como data e meio de transporte de chegada a Lisboa e de partida após o final da JMJ”, referem os organizadores. A jornada é dirigida a peregrinos entre os 14 e 30 anos, sendo permitida a participação de pessoas de outras idades. Os menores têm de estar obrigatoriamente inseridos em grupos.

A participação na jornada é gratuita, sendo que existem opções de pacotes para que os peregrinos se possam inscrever para assegurar alojamento, alimentação, transportes públicos durante a semana, o kit do peregrino, e seguros de acidente. Os valores variam entre os 50 e os 235 euros.  Os jovens que optem por uma modalidade com alojamento ficarão alojados em casas de famílias, pavilhões, escolas, ginásios ou outros espaços coletivos. Existe um fundo de solidariedade para facilitar a participação dos jovens de países com mais dificuldades económicas, o qual é gerido pelo Dicastério para os Leigos, Vida e Família da Santa Sé.