Foto: Santuário de Fátima

A Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, acolheu “mais de 500 pessoas”, ao final da tarde de terça-feira, 18 de outubro, no âmbito da jornada de oração “Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”, que mobilizou crianças de todo o mundo. A presidir a este momento esteve António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima.

Entre as centenas de pessoas presentes “estiveram várias famílias ucranianas, exibindo bandeiras do seu país, e algumas crianças desta comunidade participaram mesmo na oração de um dos mistérios, rezando na sua língua natal”, refere o departamento de informação da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que promove a iniciativa.

Em declarações à fundação AIS, António Marto destacou a importância da jornada. “Em primeiro lugar, estamos a corresponder a um pedido de Nossa Senhora para rezar o terço pela paz neste momento em que o mundo tanto precisa. Em segundo lugar, queremos confiar a Nossa Senhora todos os povos, em particular o povo ucraniano que sofre a guerra, a violência e a miséria. Confiar aqueles que morreram já na guerra, aqueles que ficaram despojados de tudo, crianças que ficaram sem pais, famílias que tiveram de fugir, de deixar as suas casas ou de ficar sem casa”, lamentou o cardeal.

Com base em “dados provisórios”, a fundação AIS “contabilizou eventos em 134 países, com a participação de pelo menos 824 mil pessoas, na sua maioria crianças e jovens, segundo os dados disponíveis baseados nas inscrições realizadas até ao dia de ontem. Significativa foi também a participação de crianças em países ou comunidades de língua portuguesa. Foi o caso de Moçambique, com eventos, por exemplo, nas dioceses de Pemba e de Niassa, ou na diocese de Macau, na China. Através da fundação AIS de Portugal houve também a mobilização de grupos de crianças em vários outros países com destaque para o continente africano. A diocese de Wau, no Sudão do Sul, ou a paróquia de St. John Vianney, em Foya, na Libéria, são exemplos disso”.