Foto: DR

Os membros do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se em Lisboa, no próximo ano (JMJ Lisboa 2023), encontram-se a dinamizar um Encontro Preparatório Internacional, em Fátima, até à próxima quarta-feira, 19 de outubro.

A iniciativa conta com a participação das “equipas de todas as direções do COL da JMJ Lisboa 2023, representantes das conferências episcopais e pastoral juvenil de todo o mundo, assim como de movimentos e congregações”, referem os serviços de comunicação da jornada.

O evento tem como propósito “dar a conhecer a organização da JMJ Lisboa 2023, partilhando a cultura e identidade do país e cidade que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o Papa”. O Encontro Internacional Preparatório resulta de uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV) e acontece após uma JMJ, em Roma, e cerca de um ano antes de cada JMJ, no país onde a próxima edição do evento terá lugar.

O encontro teve início segunda-feira, 17, e contou com a intervenção de Kevin Farrell, cardeal e responsável pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida (DLFV). A iniciativa foi uma ocasião para a divulgação dos valores de participação na jornada, que vai realizar-se de 1 a 6 de agosto de 2023.

A inscrição para toda a semana custará 235 euros, com tudo incluído, isto é, alimentação, alojamento, transportes, seguro e kit JMJ, sendo que vão existir preços diferenciados. Para aqueles que pretendam participar apenas no fim de semana, e com tudo incluído, o custo será de 125 euros. Para as pessoas voluntárias a inscrição terá o valor de 145 euros.

Aqueles que se inscreverem até ao final de 2022 terão dez por cento de desconto, e aqueles que o fizerem até 15 de março, cinco por cento. Ainda esta semana, serão estabelecidos outros valores, prevendo-se que no total existam duas dezenas de modalidades de inscrição. As inscrições para a jornada deverão iniciar no final de outubro.