A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima teve início esta quarta-feira, 12, com o recinto de oração repleto de velas erguidas pelos peregrinos. A homilia da vigília foi proferida por José Ornelas Carvalho, bispo na diocese de Leiria-Fátima, que afirmou, a partir do altar do recinto de oração, que a “ternura materna de Maria está bem presente na espiritualidade de Fátima”. “Aqui ela revela-se carinhosamente a três crianças pobres, sem escola, confusas pela devastação medonha da guerra e pelo grassar de uma pandemia que vitimou muitos milhões de pessoas”, disse o prelado, afirmando que a “mãe de Jesus” levou aos pequenos videntes “força, carinho, esperança”, e que a “atitude de Maria se replica em cada mãe, ao longo da história, em cada família, em cada situação”.

“Esta é, concretamente, a atitude das mães ucranianas, muitas das quais se encontram no nosso país, para proteger as suas crianças. Como dizia uma delas, ‘choramos de noite e sorrimos de dia, para dar força aos nossos filhos e filhas’. Quantas outras mães, neste momento, vivem dramas semelhantes, em situações de guerra, de miséria, de penúria. Muitas, como Maria estão junto das cruzes em que morrem as suas crianças, pela fome, a miséria, os desastres, o terrorismo, a guerra, os abusos de menores”, lamentou o prelado, apontando depois para a postura que os cristãos devem assumir.

“Como Igreja, temos de estar na linha da frente do atendimento, da proteção, da proximidade a todas as fragilidades”, frisou José Ornelas, fazendo depois referência a comportamentos que devem ser adotados. “Todos nos esforçamos por mudar atitudes e procedimentos, na Igreja e na sociedade, a fim de que as crianças e aqueles que se encontram em situações de fragilidade não sejam esquecidos ou, pior ainda, abusados e explorados, mas possam encontrar corações e atitudes maternas e fortes como as de Maria, que protegem, amparam e lutam, para que este mundo possa oferecer condições de justiça e de dignidade para todos”, disse o prelado. A peregrinação de outubro prossegue até ao final da manhã de quinta-feira, 13, com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste!”