A última grande peregrinação de 2022 ao Santuário de Fátima tem início esta quarta-feira, 12 de outubro, e prolonga-se até ao dia seguinte, 13. São muitos os que chegam ao recinto de oração, depois de vários dias a caminhar a pé. É esse o caso de Amílcar Moreira, de 37 anos, que partiu de Vila Nova de Gaia na última quinta-feira, 6 de outubro, e que chegou a Fátima terça-feira, dia 11.

“Foram seis dias a caminhar, a fazer cerca de 44 quilómetros por dia”, contou o peregrino à FÁTIMA MISSIONÁRIA. Esta é a oitava vez que Amílcar peregrina a Fátima. Habitualmente faz o percurso sozinho, mas este ano encontrou durante o caminho um peregrino em dificuldades, o que o levou a reduzir o ritmo dos seus passos, para poder acompanhar o homem com maiores dificuldades.

Amílcar caminha com o seu cajado. No topo está uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, e um pequeno depósito para uma flor que parte sempre consigo de Vila Nova de Gaia. Ainda no cajado tem um conjunto de dezenas, que compra sempre que chega a Fátima a pé. Cada dezena representa uma ida a pé à Cova da Iria. Do cajado faz ainda parte uma luz, para se “tornar visível” para aqueles que circulam nas estradas. Da peregrinação faz ainda parte a mochila, cujo o peso nem sempre é fácil de suportar.

Ao longo do itinerário, Amílcar pernoita em albergues de peregrinos de Santiago de Compostela, sempre que possível. “Peregrino por motivos religiosos e espirituais. Dou graças por tudo o que Deus me tem dado ao longo da vida. Chegar ao santuário é um momento de adrenalina e para descarregar emoções. As lágrimas caem”, conta o peregrino, que regressará a Vila Nova de Gaia de autocarro, após a conclusão das cerimónias, no dia 13. A presidir à peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima vai estar José Ornelas Carvalho, bispo na diocese de Leiria-Fátima.

Texto: Juliana Batista