Os membros do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima preparam-se para dinamizar uma Lectio Divina preparatória da celebração do domingo. Estão previstos 34 encontros, na Sala do Espírito Santo, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, abertos a toda a comunidade. O primeiro deles acontece já esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 21h00, e será orientado pelo sacerdote João Paulo Quelhas.

Em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima, Joaquim Ganhão, sacerdote e diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, disse que esta iniciativa acontece no seguimento daquilo que é a preocupação com a formação permanente dos voluntários do Departamento de Liturgia. “Não vamos só dar informações técnicas, mas fazer com que os ministérios sejam vividos com a dignidade que a liturgia requer. Pensámos que era importante continuar a acentuar um ponto fundamental na ação formativa que é ajudar as pessoas a cimentar uma verdadeira e profunda espiritualidade”, referiu.

O momento formativo consiste num “encontro semanal de escuta orante da palavra de Deus, e no fundo é um momento privilegiado da preparação do domingo, em ordem a uma participação mais ativa”, explicou o sacerdote, adiantando que é a primeira vez que o Santuário de Fátima realiza esta iniciativa. “A Lectio Divina não é uma experiência que se faz e acabou, deve ser sim uma atitude normal no decorrer de cada ano, e oxalá os cristãos pudessem assumir esta escuta orante, porque a Palavra é luz e acolher a Palavra é caminhar na luz, e para a acolher é preciso entender esta inteligência da Palavra”, destacou o religioso. Cada participante deve levar consigo um Missal Popular ou a Bíblia Sagrada.