As Jornadas de Comunicação Social iniciam esta quinta-feira, 22 de setembro, e prolongam-se até ao dia seguinte, 23, na Casa Domus Carmeli, em Fátima. A iniciativa vai decorrer com o tema “Comunicar a JMJ Lisboa 2023”, e é dinamizada pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Conferência Episcopal Portuguesa.

João Lavrador, bispo de Viana do Castelo e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, afirma, em comunicado, que o “tema deste ano é do interesse de todos, uma vez que se foca num encontro único na vida da Igreja, na vida de todos os portugueses” – a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com o responsável, o encontro em Fátima é o “momento ideal para conhecermos melhor a organização desta jornada e para partilharmos conhecimentos sobre a forma de comunicar um evento desta dimensão”.

O encontro conta com a parceria da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica de Lisboa, e prevê as intervenções de Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJLisboa2023, Catarina Burnay, professora associada da FCH da Universidade Católica, e Duarte Ricciardi, secretário executivo da JMJLisboa2023, entre outros.