Foto: DR

A tradicional bênção dos capacetes acontece este domingo, 18 de setembro. A cerimónia terá lugar no recinto de oração do Santuário de Fátima, a partir das 11h00. A presidir à celebração vai estar Rui Valério, bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança. Este ano, a iniciativa parte para a sua sétima edição, e decorre com o lema “Somos moldados e guiados pelo que amamos”. A peregrinação é apadrinhada por Rita Guerra, cantora, e por Carlota Carocinho, piloto de velocidade.

A iniciativa acontece agora, depois de mais de dois anos de interregno, devido à pandemia da covid-19, sendo que a última edição, em 2019, levou à Cova da Iria cerca de 130 mil peregrinos motards. Em 2022, a organização desta peregrinação é formada por dez grupos motards e motoclubes, de Norte a Sul de Portugal, incluindo a Associação Motociclista de Peniche, Motoclube de Portimão e Vespa Clube de Portugal, entre outros.

Parte do valor angariado através da compra de lembranças da peregrinação será usado para liquidar o máximo de sessões de fisioterapia de Marco Silva, de 24 anos, um atleta federado de motocross e personal trainer, que em setembro de 2021 representou a Seleção Nacional de Motocross, e que no mês de novembro seguinte sofreu uma grave queda, enquanto treinava, que o deixou bastante debilitado.