Foto: ADPP Guiné-Bissau

Duas escolas primárias nos setores de Bissorã e Mansoa, na região guineense de Oio, foram oficialmente entregues este mês. A Escola de Nova Missira, do setor de Bissora, foi reabilitada porque tinha sido danificada devido a fortes chuvas, em 2020.

Já em Mandingara, numa tabanca do setor de Mansoa, foi construída uma escola nova, a qual foi equipada com 50 mesas para os alunos. Além disso, foram também instaladas três secretárias e igual número de cadeiras para os professores.

Por detrás desta iniciativa está a comissão da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo da Guiné-Bissau (ADPP – GB), uma Organização Não Governamental (ONG) guineense, existente há mais de 35 anos, que tem como missão potenciar no país o seu desenvolvimento económico, social e cultural.

Após a entrega das escolas, os membros da comissão visitaram as instalações de uma associação das mulheres costureiras do setor de Bissora, que beneficiaram de três máquinas de costura. Os elementos da ADPP – GB visitaram ainda um clube de mulheres que trabalham com uma máquina descascadora de arroz, em Mambonco, no setor de Mansaba. O aparelho contribui para acelerar um processo moroso, que desta forma deixa mais tempo livre às mulheres.