Foto: DR

A abertura das inscrições para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) “deve acontecer até ao final de outubro”, conforme indicam os serviços de comunicação do evento, que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, na cidade de Lisboa, entre os próximos dias 1 e 6 de agosto.

De acordo com Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, o Papa Francisco será o primeiro peregrino a inscrever-se. O responsável esteve presente na Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que está a decorrer no Santuário de Aparecida, e convidou os jovens a participarem no evento que terá lugar na capital portuguesa.

“Há muitos jovens que só viveram desgraças, até agora. Há jovens que não tiveram outra experiência. E o Papa tem esperança que a jornada de Lisboa possa ser um sinal de esperança para caminharmos rumo ao futuro”, disse o bispo português, dirigindo-se depois ao povo brasileiro.

“Temos uma certeza: Jornada Mundial da Juventude sem o Brasil não é mundial. Queremos que o contingente do Brasil seja o mais numeroso presente em Lisboa, no próximo verão, de 1 a 6 de agosto”, apelou o responsável, que teve presentes as dificuldades económicas que possam existir, e adiantou que a organização do evento está a trabalhar para criar as “melhores condições para que os jovens possam participar”. Mais detalhes sobre as inscrições serão fornecidos pela organização mais à frente.