caminho de santiago

A Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) tem início esta quarta-feira, 3 de agosto, e estende-se até ao próximo domingo, dia 7, em Santiago de Compostela, no noroeste de Espanha. A iniciativa é um meio para promover a próximo edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e conta com a presença dos símbolos deste grande evento da Igreja Católica, nomeadamente a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Entre os participantes, destaque para a presença de Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa, e de António Marto, bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima e enviado especial do Papa Francisco. Vão ainda estar presentes 55 bispos de Espanha, Itália e Portugal, 370 sacerdotes e 400 membros que se dedicaram à vida consagrada.

De acordo com a organização da PEJ, citada pela agência Lusa, o evento vai contar com a participação de 12 mil jovens, oriundos de vários países europeus, que ao longo dos últimos dias palmilharam 11 roteiros do Caminho de Santiago. Ao longo destes dias, os participantes vão envolver-se em momentos de formação, oração, catequese, variadas atividades, estando ainda prevista a realização de espetáculos, concertos e visitas culturais. A eucaristia dominical de encerramento do encontro será presidida pelo cardeal António Marto.

Tagged: