Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, está de volta a semana de férias para pais de filhos com deficiência. A iniciativa é também conhecida pelo nome “Vem para o meio”, e decorre em Fátima, no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, uma estrutura dos Silenciosos Operários da Cruz, localizada na Estrada de Minde, a três quilómetros da Rotunda Sul. Este é o 14.º ano em que o Santuário de Fátima organiza esta iniciativa, assumindo as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

São os voluntários que “dão um imprescindível contributo para a realização desta proposta”, uma vez que as pessoas com deficiência ficam ao seu cuidado, para que os seus familiares possam descansar, explicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. A iniciativa decorre através de cinco turnos, que iniciaram no passado dia 20 de julho e que se prolongam até ao próximo dia 31 de agosto. Cada turno inclui diversas atividades, como uma visita guiada aos Valinhos, ao Santuário de Fátima, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

A última edição aconteceu em 2019, ano em que Catarina Marques, uma psicomotricista de Pombal, participou como voluntária neste programa, pela sexta vez. “No final desta semana saio de coração cheio. É uma oportunidade para ter contacto com outras realidades diferentes da minha”, destacou então a voluntária. Anualmente, estas semanas mobilizaram mais de 200 pessoas, entre as famílias e os voluntários.

Texto: Juliana Batista

Tagged: