Foto: DR

O 14ª Encontro Nacional da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) arranca este sábado, 4 de junho, e prolonga-se até ao dia seguinte, 5. A iniciativa tem lugar no Hotel Domus Pacis, em Fátima, e decorre com o tema “Partilha global”.

O evento é uma ocasião para celebrar os 35 anos de trabalho da APARF, em prol da superação da lepra. Em comunicado, os organizadores do encontro lembram que a lepra está “longe de estar erradicada”, e que os ex-doentes são “estigmatizados ainda pelas sociedades por falta de informação”.

As conferência previstas para o fim de semana vão abordar um conjunto variado de temas, como as origens e a atualidade da lepra no mundo, onde se inclui a situação de Portugal. Estão ainda previstos testemunhos sobre o impacto dos apoios da APARF na saúde das populações.

Entre os participantes, destaque para a intervenção de Luiz Lisboa, antigo bispo de Pemba (Moçambique), José Nóbrega, bispo de Mananjary (Madagáscar), e Joana Carneiro e Beta Almendra, Irmãs Combonianas que estiveram em missão no Sudão do Sul.