Milhares de peregrinos de vários pontos do país e do mundo encheram na noite desta quinta-feira, 12 de maio, o recinto de oração do Santuário de Fátima, no contexto da peregrinação internacional aniversária de maio. A homilia da vigília foi proferida pelo presidente das cerimónias, Edgar Peña Parra, Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, e partiu da passagem bíblica relativa às bodas de Caná, que mostra a dificuldade dos esposos quando o vinho se acaba.

“Por vezes, também a nós, que temos tudo, falta o essencial: sobre a mesa da nossa vida, com frequência, faltam motivações profundas, o significado das coisas que vivemos, a confiança para continuar em frente. Com frequência, falta-nos o ‘vinho’ da alegria e da partilha. A [Maria] nos dirigimos para que, tendo, também nós, um olhar de conjunto sobre a nossa vida e sobre o mundo, nos demos conta que, com frequência, o ‘vinho’ acaba por faltar. Falta-nos o ‘vinho’ da fé, quando nas experiências da vida experimentamos o fracasso e o cansaço; falta-nos o ‘vinho’ da esperança, quando os nossos projetos chegam ao fim e os nossos sonhos se despedaçam; falta-nos o ‘vinho’ do amor, quando as nossas relações se rompem e nos assalta a amargura dos conflitos ou da solidão”, disse o arcebispo, que continuou a alertar os peregrinos para diversas circunstâncias da vida.

“Também as ‘talhas’ do nosso coração, como aquelas das bodas de Caná, frequentemente se transformam em pedra: experimentamos a dureza do nosso coração, a fadiga de levar por diante as coisas do dia-a-dia, as dificuldades causadas pelo sofrimento que nos surpreende. E, em cima da mesa do nosso mundo, no banquete da humanidade, falta o ‘vinho’ da fraternidade e da paz, enquanto os egoísmos e os rancores explodem com frequência, como, neste nosso tempo, na violência atroz e bárbara da guerra, onde não há, nem vencedores, nem vencidos, mas apenas lágrimas”, lamentou o arcebispo.

O recinto do santuário contou com peregrinos provenientes de países como o Canadá, Croácia, El Salvador, Eslováquia e Estados Unidos da América. Fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário de Fátima um total de 119 grupos de peregrinos. A peregrinação internacional aniversária de maio decorre com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste!” até esta sexta-feira, dia 13. Todas as celebrações contam com transmissão em direto.