Carlos Cabecinhas, reitor no Santuário de Fátima, e José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, falaram na tarde deste 12 de maio aos jornalistas, no contexto da peregrinação de maio

O Santuário de Fátima “decidiu oferecer uma imagem nova, idêntica à imagem peregrina, para que fique de forma definitiva na Catedral de Lviv”, na Ucrânia, disse Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, numa conferência de imprensa no contexto da peregrinação de maio.

“Faremos a bênção desta imagem, que depois iremos enviar para Lviv, amanhã, 13 de maio, no final da celebração conclusiva desta peregrinação. Nós temos sempre no final da celebração dos dias 13 a bênção dos objetos religiosos. Está previsto, de forma bastante simples, a presença dessa imagem no momento em que se faz a bênção dos objetos religiosos”, adiantou o reitor do santuário mariano.

A propósito da guerra na Ucrânia, José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, alertou para todo o sofrimento que está a ser causado. “A guerra é, realmente, o contrário daquilo que a humanidade precisa, e as consequências estão aí. Não só as consequências dramáticas de destruição e de morte, mas também nas consequências que tem para o mundo inteiro, de alimentação, e de energia. A guerra é precisamente o pior que a humidade pode fazer. A guerra e qualquer opressão, particularmente sobre os mais inocentes e mais frágeis. Isso destrói”, frisou o prelado.

A quantidade de grupos que estão a chegar ao santuário está a gerar surpresa, conforme demonstrou Carlos Cabecinhas. “A partir da Páscoa, pudemos verificar que chegou ao santuário um número significativo de peregrinos a pé. É verdade que a peregrinação de maio é o momento da maior afluência de peregrinos a pé, mas o que verificámos é que este ano muitos foram os que, para evitar grandes aglomerações nestes dias 12 e 13, escolheram outras datas, e foram chegando aqui ao santuário – meta da longa e exigente caminhada. Devo confessar que uma vez que eram tantos os peregrinos que anteciparam a ida a Fátima, a nossa expetativa até era que não houvesse uma presença tão significativa de peregrinos a pé nestes dias 12 e 13, e enganámo-nos. O que significa que essa ida anterior de muitos grupos não significou, de forma alguma, uma diminuição de grupos nestes e nestas datas significativas”, salientou o responsável.

A presidir às celebrações da peregrinação de maio vai estar Edgar Peña Parra, arcebispo venezuelano com 62 anos de idade, e substituto da Secretaria de Estado do Vaticano. Todas as celebrações vão contar com transmissão em direto. A peregrinação internacional aniversária de maio decorre com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste!”