Foto: Helpo ONGD

A sala de informática da Escola de Nossa Senhora das Neves, em São Tomé e Príncipe, conta agora com “11 computadores novos” e uma “uma impressora multifuncional industrial”, destaca a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que leva a cabo diversos projetos naquele país. Os novos computadores chegaram também até à “receção e direção” daquele espaço escolar.

Depois da entrega dos equipamentos, estão agora “em curso formações individualizadas a elementos das equipas educativas dos 16 jardins-de-infância, creches e berçário do distrito, que têm como ponto de partida as necessidades formativas específicas no domínio de ferramentas de informática – tendo em vista a autonomia na utilização”, destaca a ONGD nacional. A “formação inicial de informática para elementos das equipas educativas que não se encontram familiarizados com o uso de computador” arrancou já no passado mês de fevereiro.

Esta ação acontece no âmbito de um projeto desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, designado “Valorização de educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização de recursos locais”. A iniciativa conta com a parceria do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, que “está ainda a realizar formações de informática para as crianças de 1.º ciclo”, destaca a Helpo.