Dois anos após a “difícil situação da pandemia” da covid-19, o Santuário de Fátima “reforça o seu programa celebrativo na Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos, mas mantendo a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos”, mantendo-se “obrigatório o uso da máscara”, indica o templo mariano.

Segundo o Santuário de Fátima, a “grande novidade” para este ano é o “reforço das propostas para a vivência espiritual do tríduo pascal”, que irá decorrer sob o tema “Fátima na luz da Páscoa”. As celebrações do tríduo pascal são abertas à “participação dos peregrinos em geral, mas limitadas à capacidade da Capela da Ressurreição de Jesus”, onde vão decorrer estes momentos.

O programa do Santuário para o tríduo pascal “incluirá quatro breves momentos meditativos”, preparados a partir da mensagem de Fátima, subordinados a temas como “Quereis oferecer-vos a Deus?”, “Tenho muita sede, mas não quero beber; ofereço a Jesus pelos pecadores”, “Adeus, até ao céu”, “Desejo ardentemente este dia, porque o túmulo não aniquila tudo e a felicidade do amor eterno e infinito começa já”.

As principais cerimónias vão ser transmitidas pelos meios digitais do Santuário de Fátima, e as “celebrações da Ceia, Paixão, Vigília e Missa de Páscoa vão ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa”, adianta o templo mariano. O programa da Semana Santa arranca às 17h45 desta quinta-feira, 14 de abril.