Uma novena dedicada aos três videntes de Fátima tem início esta sexta-feira, 11 de fevereiro. A iniciativa consiste num conjunto de orações, que se concretizam ao longo de um período de nove dias. Através desta dinâmica, o santuário mariano da Cova da Iria pretende “assinalar o Dia dos Pastorinhos”, uma data que será celebrada a 20 de fevereiro.

Esta novena chegará aos peregrinos em formato áudio. Desta forma, os fiéis poderão escutar, a cada dia, “uma leitura das ‘Memórias da irmã Lúcia’, uma meditação inspirada na espiritualidade dos pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto” e uma oração, indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

A novena dos pastorinhos será “feita em conjunto pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria e pelo Santuário de Fátima”, e vai propor aos fiéis uma “reflexão sobre nove temas”. Entre 11 e 20 de fevereiro, a presença dos pastorinhos “far-se-á iconicamente com as duas esculturas oficiais de Francisco e Jacinta Marto na Capelinha das Aparições”. Ao longo deste período, a novena em formato áudio poderá ser encontrada na página do Santuário de Fátima no facebook, e no seu canal no youtube. Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo Papa Francisco, a 13 de maio de 2017, em Fátima.