O Encontro Nacional das Escolas Ubuntu decorreu esta semana, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, reunindo milhares de professores e alunos. Ubuntu tem expressão em várias línguas africanas, mas não tem tradução direta para o português, podendo significar – “Eu sou, porque tu és”. O projeto ‘Academia de Líderes Ubuntu’ apresenta uma filosofia de vida humanista, baseada em valores como a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora.

Atualmente, o projeto ‘Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu, está presente em 150 municípios e cerca de 400 agrupamentos, mas os seus valores podem chegar a todas as escolas interessadas, no âmbito do ‘Plano 21|23 Escola+’, promovido pelo governo português, com vista à recuperação das aprendizagens afetadas durante a pandemia da covid-19.

No início do Encontro Nacional das Escolas Ubuntu, na última segunda-feira, 8 de novembro, foi transmitida uma mensagem em vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, que destacou a importância da filosofia ‘ubuntu’ e deixou elogios ao Ministério da Educação e ao Instituto Padre António Vieira, parceiros no projeto. “Que chegue a todo o Portugal aquilo que é tão simples, mas que é a chave do relacionamento entre pessoas e da afirmação da liderança – ‘Eu sou, porque tu és’”, disse o Presidente da República.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, destacou que o ‘ubuntu’ tem capacidade para levar valores às escolas. “Aqueles que estão nas escolas (…) sabem que a verdadeira recuperação das aprendizagens não acontece sem uma recuperação do bem-estar socio-emocional que tem de acontecer também ao longo dos próximos tempos”, disse o responsável.

“Parece que em cada um de nós existe um espelho, parecido com o espelho da Alice, e que para lá do espelho podemos ver um mundo fantástico em que podemos ver nos outros aquilo que nós também queremos ser e é através daí que vemos como temos de cuidar de cada uma das pessoas, das nossas comunidades e do nosso planeta”, destacou Tiago Brandão Rodrigues, citado pela agência Lusa.