Foto: Helpo ONGD

Uma equipa de artesãos locais em São Tomé e Príncipe procedeu à construção de brinquedos tradicionais como walalas, troles, tratores, carrinhas, roda de mão, chocalhos e guitarras. Estes bens destinam-se às crianças que frequentam os jardins de infância Pôr do Sol e Nova Esperança.

A construção dos brinquedos aconteceu no âmbito do projeto “Valorização de Educação Pré-Escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização de recursos locais”. O programa conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

De acordo com a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa envolvida nesta iniciativa, a próxima etapa deste projeto “será a capacitação das equipas educativas para manutenção destes equipamentos”.

Segundo a ONGD portuguesa, estes brinquedos tradicionais são-tomenses foram “definidos como os mais adequados e pedagógicos para as crianças em idade de pré-escolar”, e “serão usados nos jardins de infância para brincadeiras livres e para brincadeiras orientadas pelas equipas educativas, com intencionalidades pedagógicas específicas”.

Além de permitirem “reforçar” os brinquedos nestes espaços que acolhem crianças, os novos recursos “recursos pedagógicos” contribuem ainda para a “valorização da cultura local”, destaca a Helpo.